Sorocaps Indústria Farmacêutica Ansiedade-Blog Ansiedade pode chegar com silêncio em todas as faixas etárias

Ansiedade pode chegar com silêncio em todas as faixas etárias

Conjunto de vitaminas importantes e atividade física atuam no combate

Como manter o equilíbrio do organismo, alinhando às condições de bem-estar físico e mental, quando olhamos a rotina cheia de compromissos e estresses da vida moderna? No meio desse turbilhão desafiante surge a ansiedade, um mal silencioso que pode aparecer em qualquer faixa etária.

“A ansiedade é um sentimento desagradável, podendo gerar medo, tensão, desconforto e pensamento que se refere à antecipação de perigo, de algo ameaçador. Fatores sozinhos ou combinados podem vir a desencadear a ansiedade, tais como depressão, traumas, estresse e outras ações que nem sempre o indivíduo percebe”, explica a psicóloga Thais Terto.

Numa proporção bem equivalente, a ansiedade pode atingir homens e mulheres, com algumas exceções. “O Transtorno do Pânico é mais comum entre as mulheres. Em outra frente, existem estudos que apontam que crianças e adolescentes vivem o Transtorno de Ansiedade de Separação com maior prevalência devido aos medos e preocupações, tanto normais quanto patológicos”, acrescenta a psicóloga.

A ansiedade pode se classificada como Transtorno de Ansiedade e Separação, TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), fobias, Transtorno do Pânico, TOC (Transtorno Compulsivo Obsessivo e Transtorno do Estresse Pós-Traumático.

Descobrir e tratar o sintoma depende de algumas frentes de atuação, que vão desde o acompanhamento com especialistas até a prática esportiva e alimentação saudável.

“Esse tratamento requer especificamente o acompanhamento de um psicólogo e de um psiquiatra, quando for necessário tomar algum tipo de medicação. Eles serão capazes de entender o problema e ajudar a lidar no dia a dia. Diversos estudos apontam que a prática de atividades físicas ajuda no tratamento, promovendo estímulos do corpo, reduzindo os níveis de ansiedade e oferecendo a sensação de bem-estar, calma e conforto. Portanto, não há nenhum esporte a ser indicado, vai de acordo com a escolha de cada um. O importante é abandonar o sedentarismo para ajudar no tratamento da ansiedade” alerta Thais Terto.

Alimentos e suplementações ricos em selênio, ômega 3, vitaminas D e E, cálcio, zinco, potássio e magnésio auxiliam como nutrientes que elevam o humor, no controle da pressão arterial, contém propriedades antioxidantes e colaboram para a função cerebral saudável.

Fonte

Thais Terto – Psicóloga

Contatos:

www.exitopsicologia.com.br

exito.psic.educ@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *