Sorocaps Indústria Farmacêutica Vitamina-C-Blog Forte na proteção do sistema imunológico, Vitamina C deve ser consumida diariamente

Forte na proteção do sistema imunológico, Vitamina C deve ser consumida diariamente

Micronutriente também ajuda nos processos de cicatrização e absorção do ferro

De grande importância para o organismo, a Vitamina C atua em uma série de processos no metabolismo do corpo. Sua falta pode estar relacionada à diversos fatores, dentre eles, uma dieta inadequada.

Constituída pelo ácido ascórbico, a Vitamina C é um micronutriente hidrossolúvel, sintetizado por plantas e animais. Nos seres humanos, ela deve ser adquirida a partir da dieta. Havendo deficiência prolongada dessa vitamina, pode ocorrer escorbuto, uma doença caracterizada por alteração nas gengivas, dor nas extremidades bucais, má formação óssea nos lactantes, manifestações hemorrágicas e úlcera. Nas crianças esses efeitos podem vir acompanhados de cansaço, perda de apetite e irritabilidade.

“O teor de Vitamina C encontrado nos alimentos depende de alguns fatores, uma vez que ela é rapidamente perdida na cocção – processo de aplicação de calor – por causa da sua solubilidade em água e, além disso, é suscetível à oxidação química e enzimática durante o processamento, armazenamento e cozimento dos alimentos”, explica a farmacêutica responsável técnica da Sorocaps, Aline Araújo dos Santos.

A Vitamina C é considerada essencial à vida, em virtude de suas propriedades antioxidantes que protegem as células ou podem reduzir os danos causados pelo estresse oxidativo, sendo assim é indispensável na integridade do tecido conjuntivo e importante no processo de cicatrização, auxiliando na absorção de ferro e possuindo efeito benéfico na prevenção da anemia ferropriva.

A nutricionista Janaina Costa da Silva detalha que o micronutriente pode ser encontrado em frutas e vegetais, incluindo frutas cítricas, goiaba, morango, acerola, batata e brócolis, limão, laranja, kiwi e mamão, e deve ser consumido diariamente, desde à infância até a terceira idade.

“É um potente antioxidante que auxilia no combate ao envelhecimento, sendo uma ótima vitamina para o sistema imunológico, por isso é tão utilizada na prevenção de gripes e resfriados, trabalhando também na síntese de colágeno e auxiliando no processo de cicatrização”, detalha a especialista.

De acordo com Janaina, a Vitamina C também tem papel fundamental no auxílio da absorção de ferro não-heme (feijão, verduras e legumes verdes escuros). Por isso, a dica é sempre optar por alimentos ricos nesta vitamina para aumentar a absorção de ferro.

Na estética facial, a Vitamina C tem inúmeros benefícios. De acordo com o dermatologista Samar Mohamed, do Hospital São Luiz de São Paulo, o micronutriente diminui rugas, aumenta o colágeno, auxilia no clareamento e melhora a imunidade da pele.

O especialista ressalta ainda que quando usada sobre a pele, a substância tem ação antioxidante, auxiliando na neutralização de radicais livres que aceleram o envelhecimento cutâneo, auxiliando no clareamento da pele e por inibir uma das enzimas que aumentam a pigmentação. Além disso, o uso tópico de Vitamina C pode reduzir a degradação e estimular a produção de colágeno, melhorar a hidratação e o viço da pele.

“Qualquer tipo de pele ou tom pode usar a Vitamina C, exceto em casos de alergia. O que pode variar é a textura do dermocosmético, que deve levar em consideração as características individuais do rosto, podendo ser oleoso, misto, seco, normal ou sensível. Assim como a associação com outros ativos. Além de poder ser usado pela maioria das pessoas, também é ideal para utilizar em qualquer época do ano, sem a necessidade de suspender no período do verão”, detalha o dermatologista.

“Não tem idade determinada para usar a Vitamina C. Assim que iniciar os primeiros sinais de envelhecimento na pele é indicado seu uso, normalmente acima dos 20 anos de idade. Como é instável deve ser sempre fechada após uso e armazenar em ambiente longe da luz direta e calor excessivo”, conclui Mohamed.

 

Fontes:

Janaina Costa da Silva – nutricionista

Contato: 97183-3535

Samar Mohamed, dermatologista do Hospital São Luiz Anália Franco

Contato:  3386-1100

 

Aline Araújo dos Santos – farmacêutica bioquímica responsável técnica da Empresa Sorocaps

 

Contato: aline@sorocaps.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *