Sorocaps Indústria Farmacêutica magnésio-blog Magnésio é aliado para ter musculatura mais forte

Magnésio é aliado para ter musculatura mais forte

Mineral também auxilia no sistema imunológico e cardíaco

Muito se sabe da importância de ter um cardápio variado na alimentação, mas nem sempre o organismo consegue absorver todas as vitaminas, nutrientes e minerais necessários, sendo importante o auxílio da complementação e suplementação alimentar.

O magnésio é uma dessas suplementações importantes, atuando na produção de energia, síntese de proteínas e auxílio nos sistemas muscular e nervoso. “Clinicamente, o magnésio ajuda no controle glicêmico e pressão arterial. Também é importante no desporto, já que é necessário à produção de energia e sistema motor”, ressalta a nutricionista e coordenadora técnica da Abenutri (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais) Dayana Araújo Nardin.

Na alimentação, o mineral pode ser encontrado em amêndoas, castanha-de-caju, pão integral, banana, amendoim, peixe, batata doce, feijão, frango e em alguns legumes.

Nos ossos, o magnésio aumenta a densidade dessas estruturas, auxiliando na prevenção de doenças, como a osteoporose. Sua boa absorção pelo sistema digestivo também ajuda na melhor retenção de vitaminas e nutrientes, fortalecendo também a imunidade. No sistema neurológico pode beneficiar a qualidade do sono devido atuar como calmante e relaxante dos nervos, garantindo a produção de alguns hormônios, como a serotonina. Também pode combater o cansaço e a indisposição.

No sistema vascular, o magnésio atua como regulador, protegendo o coração do estresse emocional e ajudando no controle da pressão arterial e batimentos cardíacos.

No artigo A Importância do Magnésio na Doença Cardiovascular, a médica cardiologista Ana Valéria Garcia Ramirez detalha que o magnésio participa na maior parte dos mecanismos de proteção a agressões antianóxicas, antialérgicas e anti-inflamatórias, estimulando a síntese de anticorpos no organismo.

De acordo com a pesquisadora, a deficiência do magnésio pode provocar uma série de sintomas como a hiperxcitabilidade, agitação, dores de cabeça, vertigens, fraqueza muscular, tremores, irritabilidade, ansiedade, insônia, nervoso, convulsões, fadiga e depressão, entre outros. “Algumas condições estão associadas à deficiência do magnésio, tais como: síndrome metabólica, hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva, diabetes tipo 2, pré-eclâmpsia e arritmias, sendo que a suplementação foi benéfica no controle dessas patologias”, detalha o documento.

O consumo excessivo e sem orientação médica do magnésio pode provocar a queda da pressão arterial, alteração nas funções renais e problemas respiratórios, entre outros.

Fontes

Artigo: A Importância do Magnésio na Doença Cardiovascular, de autoria da médica cardiologista Ana Valéria Garcia Ramirez

Dayana Araújo Nardin – nutricionista e coordenadora técnica da Abenutri (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais).

Contato: 2888-7565

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *